A Casa do Povo de Vale do Cávado (CPVC), sediada na freguesia de Goães desenvolve as valências de Centro de Dia e Serviço e de Apoio Domiciliário nas freguesias de Figueiredo, Dornelas, Vilela, Seramil, Paredes Seca, Goães, Bouro Sta Marta e Bouro Sta Maria. Atualmente a valência Centro de Dia tem capacidade para acolher 23 utentes/clientes e o Serviço de Apoio Domiciliário 40 utentes/clientes.
Email: cpvc.goaes@gmail.com
A Associação Recreativa, Desportiva e Cultural “Os Camponeses de Goães”, foi fundada em 10 de Abril de 1987. Os seus fundadores foram os responsáveis pela realização de diversas atividades culturais, desportivas e recreativas. O principal objetivo desta associação é promover e proporcionar eventos e atividades culturais, desportivas, recreativas e lúdicas a toda a comunidade.
Email: ardccg@gmail.com
Goães, terra linda e amante do Folclore, situa-se entre o Rio Homem e Cávado, na direção Braga-Gerês.
Este grupo foi formado no ano de 1982 por um grupo de briosos rapazes com o nome de "As Ceifeiras da Casa do Povo do Vale do Cávado". Em 1985, o grupo cresceu, não só em pessoas, mas essencilamente em qualidade e organização, tendo-se então passado a chamar "As Lavradeiras de S. Tiago de Goães".
Para trás ficam váras participações em festas da freguesia, vários cortejos de oferendas no concelho, etc.
Desde então, este Rancho tem participado em diversos festivais nacionais e internacionais, festas e romarias, casamentos, noites de convívio e animação turística, onde destacamos as Termas de Caldelas e Pousada de Santa Maria de Bouro. É de referir, também, uma saída para Espanha e ainda a ida à RTP Internacional onde demonstramos a beleza do folclore do Baixo Minho, e os lindos cantares, usos e costumes da nossa terra.
Atualmente é composto por cerca de 50 elementos entre dançadores, tocadores, grupo coral e outros, todos eles carregando ao peito o espírito de manter vivas as tradições da sua terra e todos os conhecimentos obtidos através dos seus antepassados, que foram e serão para sempre alento desta juventude.
A AKWP – Associação Karate-do Wado Portugal, foi fundada em 30 de Abril de 1993, conforme Diário da República de 02/07/1993 - III Série Nº.115. Associação sem fins lucrativos, destina-se essencialmente ao estudo e ensino do Karate do estilo Wado-Ryu.
Foi seu fundador, Sensei José Lezón 8. Dan ABKW e 7º.Dan JKF Wado-Kai e FNKP, figura proeminente do Karate Wado em Portugal.
Desde a sua fundação, a AKWP é membro de pleno direito da FNKP - Federação Nacional Karate de Portugal, pelo que participa em todas as actividades organizadas pela mesma.
Todos os Alunos da AKWP, independentemente da idade e sexo, Treinadores e Dirigentes, estão devidamente inscritos na FNKP.
Atualmente a AKWP, conta com mais de 15 Clubes filiados de Norte a Sul de Portugal, tendo maior impato a Norte onde possui a sua sede na Freguesia de Goães no concelho de Amares.
Email: akwp06@gmail.com